Páginas

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Trabalhar Junto ou Trabalhar em Equipe?



Era uma vez três lavradores que trabalhavam juntos. Cada um tinha uma
função. O primeiro era encarregado de abrir buracos na terra, o segundo jogava as sementes dentro deles e o terceiro ia tapando os buracos que já tinham as sementes. Certo dia, somente o primeiro e o terceiro lavradores estavam trabalhando.
Um homem que passava pelo local viu os dois e perguntou:
— Mas o que é que vocês estão fazendo?
Eles responderam: Estamos plantando sementes.
O homem então comentou:
— Vocês não repararam que o encarregado de jogá-las não veio trabalhar?



Vamos agora refletir juntos:
No dia em que o segundo lavrador faltou, o que aconteceu?
Esta é uma história que nos define claramente um trabalho em grupo. O que, para nós, é bem diferente de um trabalho em equipe.
O trabalho em grupo é uma atividade realizada por diferentes pessoas, onde cada uma desenvolve uma tarefa específica, sem interagir com o outro e muito menos conhecê-lo. No grupo cada um é por si, não havendo necessidade de um conhecer a atividade do outro.


Leia agora uma versão da história acima:

Era uma vez três lavradores que trabalhavam juntos. Cada um tinha uma função, mas todos conheciam a função de todos. O primeiro era encarregado de abrir buracos na terra; o segundo de jogar as sementes, e o terceiro, de tapar os buracos. Certo dia, o encarregado de jogar as sementes faltou. Logo depois os dois que compareceram se uniram e, como tinham conhecimento da tarefa do colega e o espírito de união e colaboração, puderam substituí-lo nessa situação. O trabalho assim pôde ser realizado.


Percebeu a diferença entre as duas histórias?