Páginas

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Os Nicknames e os Personagens Virtuais

<Isolda>Nossa! O que é teu nick:

<Andrômeda[de_Perseu]> De mitologia... sempre estou como deusa ou musa... acompanhada pelo par... ai vou mudando comforme a vontade.

<Isolda> legal! E pq vc escolheu esse nick?

<Olivia [de_Popaye]> normalmente ponho casais famosos... nem sempre tão ocultos assim....:))

<Penélope [de_Ulisses]> um dia estava como Beatriz [de_Dantes]... entrou um cara e disse... “gostaria de mostrar o céu e o inferno pra vc”

“<Hera [de_Zeus]> no mínimo leu Dante Alighieri ou ouviu falar..”



Nas salas de chat, a principal diversão é a interação co outros usuários. Os freqüentadores de chats falam, isto é, teclam muito, falando dos mais variados assuntos. Mas para que o papo se inicie, são necessárias apresentações.

Normalmente, as primeiras perguntas são:

- de onde tc? (Qual a localidade?)

-qts anos? (idade)

-h ou m? (homem ou mulher quando se tratar de um nick indefinido)



Perguntar sobre a origem do nickname (apelido) também faz parte das apresentações, uma vez que esta é a “cara” da pessoa no chat. As descrições físicas (peso, altura, cor dos olhos e cor do cabelo) também são freqüentemente pedidas pelos internautas. Nessas apresentações é comum o envio de fotos.

A partir das apresentações é que os sujeitos podem optar por revelar-se como habitualmente são, ou revelarem-se muito diferentes. Aqui entra a questão do objetivo que a pessoa tem ao entrar numa sala de chat.

Se o usuário tiver como objetivo conquistar amizades que serão transpostas para o mundo presencial, é muito provável que seja sincero quando fala de si mesmo. Isto porque todas as informações que disser serão comprovadas num possível encontro presencial ou mesmo nos encontros virtuais.

Se o objetivo no entanto, for permanecer no contato virtual, aumenta a probabilidade do usuário inventar descrições e comportamentos que não são habitualmente expressados por ele, em sua vida presencial.

No chat existem toas as possibilidades, existem pessoas que só falam a ‘verdade’, outros que podem inventar pequenas mentiras para tornar sua própria história mais interessante, outros que ainda inventam personagens, mas depois os desmentem, e há aqueles que só usam personagens virtuais absolutamente ‘inventados’.

O nick é o apelido pelo qual o usuário será chamado num chat. Ele é tão importante numa comunidade virtual que pode ser considerado a identidade do internauta no chat. No mundo real temos caras, corpos, cheiros, jeitos de se falar e portar, vozes. No IRC (Internet Relay Chat), tudo isso se reduz ao Nick, ele vai dar os primeiros dados sobre uma pessoa, sobre como ela se apresenta naquela sala.

Lopes (1999) afirma que o nick é a apresentação, a fachada de quem tecla, e serve como um marketing (negativo, positivo ou neutro) do indivíduo. A primeira impressão que as pessoas tem quando entram numa sala é seu próprio Nick, alias, essa umas das poucas referências de um relacionamento virtual.

É o Nick que vai expressar quem é essa pessoa, uma vez que não temos outros modos de conhecê-la. Quando uma pessoa chama a outra no canal, muitas vezes é porque se interessou pelo seu Nick. Por isso ele é tão importante dentro da sala de chat. E seu estudo é indispensável para a compreensão do IRC, a sala de bate papo pesquisada. Pois no chat, através do seu Nick, o usuário é livre para apresentar a imagem que deseja criar de si mesma, seja ela verdadeira ou fantasiosa.

Nicollaci da Costa (1998), pensando sobre a questão diz:

As pessoas se aproximam umas das outras por conta do que seus nicknames sugerem ou por conta do que conseguem expressar de si mesmas por escrito (mesmo quando criam mum personagem imaginário). O Nick expressa, portanto, a identidade do internauta no chat. Seja qual for o grau de relação que ele tenha com a personalidade expressa habitualmente, ainda sim, ele é a identificação do internauta