Páginas

sexta-feira, 15 de novembro de 2013

o Pescador e o Executivo


Picture 5

Um executivo americano de férias estava num pier de um pequeno vilarejo de pesca, no sul do México, e viu um barco pequeno com um jovem pescador mexicano atracar no cais. Dentro do barco, tinham vários grandes atuns. Curtindo o clima do sol do início da tarde, o americano elogiou o mexicano pela qualidade do peixe.
- Quanto tempo você demorou pra pescar esses peixes? – perguntou o americano.
- Ah, só algumas horas. – respondeu o mexicano.
- Por que você não fica mais tempo no mar e pesca mais peixes? – o executivo perguntou.
O mexicano responde: “com esses peixes eu tenho mais do que suficiente pra sustentar as necessidades da minha família.
O americano ficou sério. “Mas o que você faz com o resto do seu tempo?
- Eu durmo tarde, brinco com os meus filhos, assisto jogo de futebol e faço a siesta com a minha mulher. Às vezes, à tarde, eu gosto de ir ao vilarejo ver meus amigos, tocar violão, cantar…
O americano interrompeu sem paciência: “olha, eu tenho um MBA de Harvard e eu posso te ajudar a ter mais lucro. Você pode começar a pescar por mais horas todo dia. Assim, você vende os peixes extras que pescar. Com o dinheiro extra, você compra um barco maior. Com a renda que o barco maior te trouxer, você pode comprar um segundo barco, um terceiro barco e por aí vai, até ter uma frota inteira de barcos de pesca.
Orgulhoso do raciocínio, ele elaborou um plano que iria trazer mais lucro ainda, “eventualmente, você vende seu peixe diretamente pra processadores ou até abrir a sua própria fábrica de conservas. Você pode controlar o produto, o processo e a distribuição. Você poderia largar esse vilarejo e se mudar pra Cidade do México ou talvez até Los Angeles, New York, onde você poderia aumentar ainda mais seu negócio.”
Isso tudo era novidade pro pescador mexicano. Ele então perguntou “quanto tempo duraria isso tudo?”
Depois um cálculo rápido, o executivo respondeu “provavelmente 15-20 anos, talvez menos se você trabalhar muito”.
“E depois disso, senhor?”  perguntou o mexicano.
Ele respondeu com uma resposta: “aí vem a melhor parte! Quando chegar a hora, você vende a sua empresa e fica muito rico. Você terá milhões de dólares.”
- Milhões? Jura? E o que eu faria com isso tudo?
O executivo gabou “aí você poderia se aposentar com todo o dinheiro que você fez. Poderia se mudar para um simples vilarejo de pesca, onde você dormiria tarde, brincaria com seus netos, assistiria jogos de futebol e faria a siesta com a sua mulher. Você poderia ir pro vilarejo à noite pra tocar violão e cantar com seus amigos.

Talvez, o que você busca pode estar bem mais próximo. Você só precisa mudar a sua maneira de enxergar as suas opções e o caminho que te leva lá. Essa história está no livro 4 Hour Workweek e roda na internet há um tempo.
Fonte: 5damanha.com.br