Páginas

terça-feira, 24 de setembro de 2013

Belo exemplo: a tribo africana que pune infratores com palavras do bem.



Na África existe uma tribo que surpreende na forma de “punir” as pessoas que cometeram algum tipo de crime. Quando alguém faz algo prejudicial e errado, eles levam a pessoa para o centro da aldeia, onde toda a tribo se posiciona em volta, em um grande círculo. Durante dois dias, eles dizem ao infrator todos as coisas boas que ele já fez pela tribo. O seu lado bom.

Ao final deste período, todos se unem então para erguê-lo, para reconectá-lo com sua verdadeira natureza, para lembrá-lo de quem ele realmente é: alguém que, no fundo, está conectado com o bem, porque nasceu com o bem dentro dele.

A tribo acredita que cada ser humano vem ao mundo como uma boa alma. Acredita que todos nós desejamos segurança, amor, paz, felicidade. E que, às vezes, na busca desses desejos, as pessoas cometem erros. Erros que a comunidade enxerga, não como algo para se envergonhar, mas como um grito de socorro.

Isso mostra como tribos indígenas podem ser muito mais evoluídas que o homem do século 21. Imagine um mundo onde a punição e pelo amor, e não pelo ódio. Certamente seria um lugar muito melhor para se viver.



Curiosidade:

SAWABONA, é um cumprimento usado na África do Sul que quer dizer:
“EU TE RESPEITO, EU TE VALORIZO, VOCÊ É IMPORTANTE PRA MIM”.

Em resposta as pessoas dizem SHIKOBA, que é:
“ENTÃO, EU EXISTO PRA VOCÊ”.


Fonte:  ladobom