Páginas

quarta-feira, 1 de maio de 2013

a arte de Experimentar

UMA METÁFORA DA COMPLEXIDADE  A. EINSTEIN



Alguém pede à Einstein para explicar, com palavras simples, sua linda teoria. E ele arrisca, inventando esta história:
“Passeávamos, meu amigo e eu. O calor era escaldante e eu convidei meu amigo para beber um copo de leite.
- Leite? disse meu amigo. Beber, eu sei o que é. Mas, o que é leite?
- Um líquido branco.
- Um líquido, eu sei o que é. Mas o que é branco?
- A cor das penas do cisne.
- Pena, eu sei o que é. Mas o que é cisne?
- Um pássaro com o pescoço curvado.
- Pescoço eu sei o que é. Mas, o que é curvado?
Então eu perdi a paciência. Peguei o braço do meu amigo e o estiquei: assim está esticado. Depois dobrei o seu braço e disse: assim está curvado.
- Obrigado. Respondeu o meu amigo cego. Agora eu sei o que leite significa”.
“Uma vez reconhecida a validade deste modo de pensar, os resultados finais parecem quase simples; qualquer aluno inteligente pode compreendê-los sem muito esforço. Mas os anos de pesquisa no escuro em busca de uma verdade que se sente, mas que não podemos expressar, o intenso desejo e as alterações de confiança e dúvida, até que cheguemos à claridade e ao entendimento, só são conhecidos daquele que os experimentou” 

Albert Einstein